Home  |  Oscip  |  Objetivos  |  Metodologia  |  Atendimento Médico  | Localidades
Rally dos Sertões  |  Microcrédito  |  Apoios e Patrocínios  |  Prêmios  |  Logística  |  Fotos e Dados


RALLY DOS SERTÕES 2005 - AÇÃO SOCIAL

Esta seção apresenta informações sobre os trabalhos sociais desenvolvidos no XIII Rally dos Sertões. As ações, promovidas através da parceria da Dunas Race com o Instituto Brasil Solidário, são consideradas a maior iniciativa do gênero realizadas em paralelo a um evento esportivo. Ao todo, 12 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com a iniciativa e R$ 800 mil foram investidos na ação deste ano. 4640 atendimentos médicos gratuitos foram realizados em 9 cidades nas áreas de pediatria, oftalmologia, ginecologia, clínica geral (incluindo testes de glicemia e de pressão) e odontologia.

Todo projeto é desenvolvido junto a uma equipe de 30 profissionais que trabalham com o objetivo de diminuir as diferenças sociais nas regiões visitadas, através de programas multidisciplinares nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, inclusão digital e cultura. O critério de escolha dos locais, iniciado há 10 meses, envolveu ainda uma pesquisa com critérios dos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e condições materiais locais.

Luis Eduardo Salvatore, coordenador geral da equipe, enfatizou que o projeto de oftalmologia teve muita repercussão e demanda da população. Segundo ele, há interesse em se expandir este projeto. Uma das metas, já para o próximo ano, é a viabilização de cirurgias de catarata em campo. Para 2006, a expectativa é que um dermatologista faça parte do trabalho, e que a área de nutrição infantil tenha um peso maior. Em Ginecologia, a probabilidade é que seja disponibilizado um ultra-som portátil para permitir diagnósticos mais completos. A montagem de uma unidade móvel de atendimento 4x4 também é uma das metas de desenvolvimento.

Segundo Danielle Haydeé, coordenadora de atendimentos de saúde, os atendimentos em odontologia foram completos, já que o equipamento (Odonto Portátil) utilizado permitiu aos 2 dentistas atuarem como se estivessem em consultórios reais. As consultas ainda foram complementadas com palestras sobre higiene bucal e distribuição de kits odontológicos completos.

Na área educacional, houve distribuição de 8 mil kits escolares, doação de brinquedos, leitura, teatro de marionetes. Além disso, 9 bibliotecas comuns e 1 especial (em Brasília) foram montadas. Houve oficinas de fotografia digital, de contadores de história, de reciclagem com garrafas pet, de pintura e de desenho. Salvatore comentou que a capacitação de professores no projeto de leitura também vai continuar, já que teve uma resposta muito positiva dos docentes.

Ana Elisa Salvatore, também responsável pela equipe social, disse que a avaliação dos números deste ano foi muito positiva: “Sempre estamos correndo contra o tempo, e a logística é complicada. Mesmo assim, sabemos que prestamos um serviço de qualidade, preciso e objetivo.”

O evento deste ano passou pelos Estados de Goiás, Pará, Tocantins e também pelo Distrito Federal. A largada e a chegada foram em Goiânia, entre os dias 28/jul e 10/ago. A ação social atuou com uma programação específica nas cidades entre os dias 30/jul e 09/ago.

Uma das vertentes dos trabalhos também foi a distribuição de cestas básicas, patrocinada pela Goodyear. Em Goiânia, a equipe fez a entrega oficial de 39 toneladas de alimentos arrecadados pela OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) e no show do Jota Quest, na largada do Rally, onde 2 quilos de alimento não-perecível valeram um ingresso.

Após o Rally, parte da equipe ainda continuou na região Centro-Oeste, agora fazendo um trabalho de levantamento pesquisando regiões com baixos níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no norte de Goiás para iniciar um programa de desenvolvimento sustentável regional.

Toda a equipe de trabalho social foi premiada no encerramento do Rally pelo desenvolvimento da ação. O Instituto Brasil Solidário agradece a todos os patrocinadores e equipes que ajudaram na realização de mais um projeto Rally Solidário.

Parceiros

As ações sociais foram desenvolvidas pela Dunas Race, Banco Real, Goodyear, Palmeirinha Rally, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, Opto Eletrônica, Genéricos Teuto, Art Fix, Roche Diagnóstica, Olsen, Apramed, Casas Bahia, Motor Trailer, Instituto Avon, Condor, Colgate, Cristófoli Biosegurança, Gráfica e Editora Van Moorsel, Editora Abril, Qualitymark, Revista 4x4 e Cia., Revista Eco Spy, JKS, Mackenzie e Ichange / Officer.

O Rally Internacional dos Sertões tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins.



Clique aqui e faça o download dos releases de Ações Sociais 2005


Visite também o site do Rally dos Sertões:

www.sertoes.com



Patrocinadores Rally dos Sertões 2005




 
  © 2007 / 2008 - Trilha Brasil - Todos os direitos reservados
  Av. Jorge João Saad, 241 - 1o andar - Morumbi - São Paulo - CEP: 05618-000 - Tel: (11) 3791-0015